Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.16/1083
Título: A Educação Sexual em meio escolar: uma perspectiva ética
Outros títulos: Sex Education in schools: an ethic perspective
Autor: Duarte, I.
Canário, C.
Serrão, C.
Ricou, M.
Palavras-chave: Educação
Sexualidade
Educação Sexual
Ética
Bioética
Prevenção
Meio Escolar
Education
Sexuality
Sex Education
Ethics
Bioethics
Prevention
School
Data: Mar-2007
Editora: Nascer e Crescer
Citação: Nascer e Crescer 2007; 16(1): 24-28
Resumo: A Educação Sexual (E.S.) faz parte do crescimento, que se pretende o mais harmonioso possível, da pessoa humana. Nesse sentido, e tendo em conta a cada vez maior complexidade de todas as actividades humanas, torna-se premente a educação formal, para além da informal, a este nível. Nesta perspectiva, a educação assume-se como mais uma dimensão de um exercício adequado dos cuidados de saúde. Neste artigo, pretendem os autores, discutir os pressupostos e objectivos da E.S., tendo como base a estruturação ética fornecida pelos princípios desenvolvidos por Tom Beauchamp e James Childress, a saber, o princípio do respeito pela autonomia, a beneficência, a não-maleficência, e a justiça. Conclui-se que, naturalmente, a educação sexual não só é positiva para o desenvolvimento da pessoa, como se torna imperativa na persecução de uma sociedade mais justa e integrativa. ABSTRACT Sex Education (S.E.) is, naturally, part of growing-up, a process which is intended to produce the greatest possible harmony within each human being. Thus, taking into account the increasing complexity of all human activities, formal education becomes far more important than mere informal information accretion. From this perspective education becomes another aspect of well-managed health care. The authors hope, in this article, to discuss the premises and objectives of sex education using as their basis the ethical framework constructed from the principles developed by TB and JC, i. e., the principles of respect for; autonomy, beneficence, non-maleficence and justice. It is concluded that, naturally, sex education is not just a positive factor in the development of each individual but has also become imperative in the pursuit of fairness and integrity in society.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.16/1083
ISSN: 0872-0754
Aparece nas colecções:RN&C: Ano de 2007

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