Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.16/1136
Título: Avaliação crítica e implementação prática da evidência
Outros títulos: Critical appraisal and practical implementation of scientific evidence
Autor: Azevedo, L.
Pereira, A.
Data: Mar-2008
Editora: Nascer e Crescer
Citação: Nascer e Crescer 2008; 17(1): 30-36
Resumo: A Medicina Baseada na Evidência (MBE) é genericamente definida como a aplicação consciente, explícita e criteriosa da melhor evidência científica disponível na tomada de decisões sobre o cuidado individual dos doentes. Nesta rubrica de Pediatria Baseada na Evidência será apresentado um conjunto de artigos abordando aspectos conceptuais, metodológicos e operacionais relativos à prática da MBE no âmbito específico da Pediatria. Neste artigo desenvolvemse questões teóricas e práticas relacionadas com a adequada avaliação crítica e implementação prática da evidência científica. O objectivo deste artigo é sugerir uma metodologia prática e sistemática de avaliação crítica da evidência incluindo três questões essenciais: (1) avaliação da validade ou qualidade metodológica dos artigos; (2) avaliação da importância científica e prática dos seus resultados e (3) avaliação da aplicabilidade prática dos mesmos. São apresentados os principais tipos de questões e estudos mais frequentemente aplicados na prática clínica, são apresentadas as hierarquias de níveis de evidência e graus de recomendação, é discutido o conceito de erro sistemático ou viés e sua classificação e é, finalmente, apresentado um conjunto de critérios de avaliação de qualidade metodológica, importância e aplicabilidade da evidência científica. ABSTRACT Evidence Based Medicine (EBM) is generally defined as the conscientious, explicit and judicious use of current best evidence in making decisions about the care of individual patients. In this section devoted to Evidence Based Paediatrics a series of articles about the conceptual, methodological and operational issues linked to the practice of EBM in the field of Paediatrics will be published in the following issues of this journal. In the present article theoretical and practical issues related to the critical appraisal and practical implementation of scientific evidence are discussed. The aim of this article is to present a practical and systematic approach for the critical appraisal of evidence, based on three main aspects: (1) assessment of validity and methodological quality of studies; (2) assessment of scientific and practical impact of results; and (3) assessment of applicability of scientific evidence. We present the most common types of research questions and study designs useful in clinical practice; we discuss levels of evidence and grades of recommendation, the concept of systematic error or bias and its classification are discussed; and finally we present a set of assessment criteria for the evaluation of methodological quality, impact and applicability of scientific evidence.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.16/1136
ISSN: 0872-0754
Aparece nas colecções:RN&C: Ano de 2008

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