Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.16/1845
Título: Vasculite de hipersensibilidade após terapêutica com metilfenidato - Caso clínico
Autor: Sá, M.
Faria, C.
Alves, M.
Macedo, L.
Carvalho, S.
Palavras-chave: hipersensibilidade
metilfenidato
vasculite
Data: Jun-2015
Editora: Centro Hospitalar do Porto
Citação: Nascer e Crescer 2015; 24(2):79-82
Resumo: Introdução: Vasculite de hipersensibilidade é um processo inflamatório dos pequenos vasos secundário à formação e deposição endotelial de imunocomplexos. Caso Clínico: Descreve-se um caso de uma adolescente de 15 anos, recentemente medicada com metilfenidato por perturbação de hiperatividade e défice de atenção que apresentou episódios recorrentes de dor a nível dos pés associada a lesões purpúricas da extremidade de todos os dedos dos pés. O estudo histopatológico das lesões demonstrou alterações compatíveis com vasculite linfocítica. Discussão: Os achados clínicos e histopatológicos associados à relação temporal entre a instituição do tratamento com metilfenidato e o início dos sintomas, tal como à resolução clínica após a suspensão do fármaco, permitiram
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.16/1845
ISSN: 0872-0754
Aparece nas colecções:RN&C: Ano de 2015

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
07_CasosClinicos-2_24-2.pdf539,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.