Browsing by Author "Costa, N."
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- Direitos das criança hospitalizada: evidências da investigação académica produzida em PortugalPublication . Sousa, C.; Costa, N.; Fonseca, L.; Amaral-Bastos, M.
- Nutritional requirements of the critically ill patientPublication . Costa, N.; Marinho, A.; Cançado, L.Objective: Given the inaccessibility of indirect calorimetry, intensive care units generally use predictive equations or recommendations that are established by international societies to determine energy expenditure. The aim of the present study was to compare the energy expenditure of critically ill patients, as determined using indirect calorimetry, to the values obtained using the Harris-Benedict equation. Methods: A retrospective observational study was conducted at the Intensive Care Unit 1 of the Centro Hospitalar do Porto. The energy requirements of hospitalized critically ill patients as determined using indirect calorimetry were assessed between January 2003 and April 2012. The accuracy (± 10% difference between the measured and estimated values), the mean differences and the limits of agreement were determined for the studied equations. Results: Eighty-five patients were assessed using 288 indirect calorimetry measurements. The following energy requirement values were obtained for the different methods: 1,753.98±391.13 kcal/ day (24.48 ± 5.95 kcal/kg/day) for indirect calorimetry and 1,504.11 ± 266.99 kcal/day (20.72±2.43 kcal/kg/day) for the HarrisBenedict equation. The equation had a precision of 31.76% with a mean difference of -259.86 kcal/day and limits of agreement between -858.84 and 339.12 kcal/day. Sex (p=0.023), temperature (p=0.009) and body mass index (p< 0.001) were found to significantly affect energy expenditure Conclusion: The Harris-Benedict equation is inaccurate and tends to underestimate energy expenditure. In addition, the Harris-Benedict equation is associated with significant differences between the predicted and true energy expenditure at an individual level
- Sexualidade na Adolescência: contributos da investigação efetuada em contexto académicoPublication . Amaral-Bastos, M.; Sousa, C.; Fonseca, L.; Oliveira, A.; Costa, N.Introdução: Estudar e promover um equilíbrio saudável do desenvolvimento da sexualidade humana constitui um desafio para os profissionais que contactam com adolescentes. Objetivos: Este estudo pretende: identificar a investigação produzida em contexto académico em Portugal sobre sexualidade na adolescência; conhecer as conclusões principais da investigação identificada; caraterizar os estudos relativamente às variáveis: universidade, ano de realização, área profissional, tipo de estudo, participantes, temáticas. Material e Métodos: Pesquisa no RCAAP em janeiro de 2014 utilizando como descritores em título sexualidade e adolescência e adolescente. Encontrados 13 estudos, estando 3 repetidos. Após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão definidos, foram excluídos 2 porque os participantes viviam noutros países, 1 porque os participantes eram enfermeiros e outro porque era um projeto de investigação. Resultados: Incluídos estudos de doutoramento (2) e mestrado (4) efetuados no ICBAS (2), Faculdade de Medicina de Lisboa (2), Universidade de Aveiro (1) e Instituto Politécnico de Bragança (1), o primeiro concluído em 2009 e o ultimo em 2012. Os autores são psicólogos (2), enfermeiros (3) e professor (1). Cinco estudos são quantitativos e 1 misto, desenvolvidos em meio escolar. Os participantes, ditos adolescentes, apresentam idades entre os 12 e os 20 anos. Da análise temática emergiram 2 categorias: projetos de intervenção e perspetivas e comportamentos. Conclusões: Identificamos poucos estudos, provavelmente devido aos descritores utilizados. Um trabalho mais abrangente e sistemático deveria incluir descritores direcionados a diversas áreas da sexualidade. Foram construídos e validados 5 instrumentos de medida que poderão ser utilizados noutros estudos. As diferentes idades dos participantes e métodos utilizados implicam cuidado acrescido em possíveis comparações de resultados.