Browsing by Author "Ricou, M."
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A Educação Sexual em meio escolar: uma perspectiva éticaPublication . Duarte, I.; Canário, C.; Serrão, C.; Ricou, M.A Educação Sexual (E.S.) faz parte do crescimento, que se pretende o mais harmonioso possível, da pessoa humana. Nesse sentido, e tendo em conta a cada vez maior complexidade de todas as actividades humanas, torna-se premente a educação formal, para além da informal, a este nível. Nesta perspectiva, a educação assume-se como mais uma dimensão de um exercício adequado dos cuidados de saúde. Neste artigo, pretendem os autores, discutir os pressupostos e objectivos da E.S., tendo como base a estruturação ética fornecida pelos princípios desenvolvidos por Tom Beauchamp e James Childress, a saber, o princípio do respeito pela autonomia, a beneficência, a não-maleficência, e a justiça. Conclui-se que, naturalmente, a educação sexual não só é positiva para o desenvolvimento da pessoa, como se torna imperativa na persecução de uma sociedade mais justa e integrativa. ABSTRACT Sex Education (S.E.) is, naturally, part of growing-up, a process which is intended to produce the greatest possible harmony within each human being. Thus, taking into account the increasing complexity of all human activities, formal education becomes far more important than mere informal information accretion. From this perspective education becomes another aspect of well-managed health care. The authors hope, in this article, to discuss the premises and objectives of sex education using as their basis the ethical framework constructed from the principles developed by TB and JC, i. e., the principles of respect for; autonomy, beneficence, non-maleficence and justice. It is concluded that, naturally, sex education is not just a positive factor in the development of each individual but has also become imperative in the pursuit of fairness and integrity in society.
- Psicologia da Criança e do Adolescente: uma abordagem a partir da ética profissionalPublication . Ricou, M.RESUMO O trabalho com crianças ou adolescentes levanta dificuldades acrescidas dado que, muitas vezes, estes não possuem o discernimento necessário para definirem e assumirem as decisões no sentido do seu melhor interesse. Compete por isso ao profissional, em conjunto com a família, definir as linhas de acção no trabalho com as pessoas desta faixa etária, envolvendo-as nas tomadas de decisão. Contudo, é da relação entre o melhor interesse da criança ou adolescente e do desejo da família que surgem os dilemas éticos mais complexos. Nessa altura o profissional deve estar bem consciente das prioridades na relação terapêutica, e estar atento aos problemas relacionados com a obtenção do consentimento informado e com a confidencialidade. ABSTRACT Working with children and adolescents often raises considerable difficulties as these groups do not possess the necessary ability to accept and act upon decisions made in their best interest. Consequently, the professional, in conjunction with the family, defines the required actions for the people in these age groups, and involves them in subsequent decisions. Nevertheless, it is the relationship between the best interest of the child or adolescent and the wishes of the family that generates the most complex ethical dilemmas. In this instance the professional must be well aware of the priorities in the therapeutic relationship and those in obtaining envolved informed consent, where respecting confidentiality.