Publication
Compreensão Emocional da Morte Pelas Crianças em Idade Pré-escolar: Uma Dimensão Esquecida
dc.contributor.author | Silva, Filipa Martins | |
dc.contributor.author | Lopes, Ana Filipa | |
dc.contributor.author | Carneiro, Vânia | |
dc.contributor.author | Campelo, Álvaro | |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T11:43:40Z | |
dc.date.available | 2021-06-11T11:43:40Z | |
dc.date.issued | 2020-10-01 | |
dc.description.abstract | Introdução: É ainda parca a evidência científica quanto ao entendimento que as crianças têm sobre o conceito de morte, recentemente apontado pela International Children’s Palliative Care Network como área prioritária de investigação. Em particular, a evicção da emoção nesta área de investigação é uma lacuna importante. Este estudo visa desenvolver uma visão aprofundada da dimensão emocional da compreensão da morte pela criança, procurando, também, relacioná-la com a dimensão cognitiva. Material e Métodos: Entrevistámos crianças (três a seis anos), com recurso a um livro ilustrando o cenário hipotético em que uma criança se deparava com a de morte de um familiar. Colocámos questões para avaliar os subconceitos cognitivos da morte e a dimensão emocional (o que sentiria a criança e o que lhe devia ser dito pelos pais). Resultados: Dos 54 participantes, a maioria disse que a criança se sentiria triste (n = 46, 85%) e que os pais deveriam informá-la (n = 47, 87%); estas respostas não variaram significativamente com a idade. A compreensão cognitiva do conceito de morte das crianças que referiram a tristeza foi significativamente superior. Discussão: Mesmo as crianças mais pequenas sentem a morte, não sendo possível desligar as compreensões cognitiva e emocional. Adicionalmente, as crianças devem ser informadas, com vista a uma elaboração adequada e multidimensional da morte. Conclusão: Este estudo fornece informação valiosa aos profissionais de saúde e outros adultos interessados sobre a forma como a criança em idade pré-escolar se posiciona em relação à morte. | pt_PT |
dc.description.abstract | Introduction: Scientific evidence regarding children’s understanding of the concept of death is scarce. This has recently been pointed out by the International Children’s Palliative Care Network as a priority area of research. In particular, the avoidance of emotion in this area of research is an important shortcoming. This study aims to develop an in-depth view of the emotional dimension of the child’s understanding of death, also seeking to relate it to the cognitive dimension. Material and Methods: We interviewed children (three to six years old) using a book illustrating a hypothetical scenario in which a child faced the death of a relative. We asked questions to assess the cognitive subconcepts of death and the emotional dimension (what the child would feel and what parents should say). Results: Of the 54 participants, the majority said that the child would feel sad (n = 46, 85%) and that parents should inform her/him (n = 47, 87%); these responses did not vary significantly with age. The cognitive understanding of the concept of death in children who reported sadness was significantly higher. Discussion: Even the youngest children feel death, and it is not possible to disconnect cognitive and emotional understanding. Additionally, children should be informed in order to foster a proper and multidimensional elaboration of death. Conclusion: This study provides valuable information to health professionals and other interested adults about the way preschoolers position themselves in relation to death | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva FM, Lopes AF, Carneiro V, Campelo Á. Compreensão Emocional da Morte Pelas Crianças em Idade Pré-escolar: Uma Dimensão Esquecida [Preschool Children's Emotional Understanding of Death: A Forgotten Dimension]. Acta Med Port. 2020 Oct 1;33(10):649-656. Portuguese. doi: 10.20344/amp.12815. Epub 2020 Oct 1. PMID: 33135620. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.20344/amp.12815 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-0758 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.16/2473 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/12815/6038 | pt_PT |
dc.subject | Atitude Perante a Morte | pt_PT |
dc.subject | Criança em Idade Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Cuidados Paliativos | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da Criança | pt_PT |
dc.title | Compreensão Emocional da Morte Pelas Crianças em Idade Pré-escolar: Uma Dimensão Esquecida | pt_PT |
dc.title.alternative | Preschool Children’s Emotional Understanding of Death: A Forgotten Dimension | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 656 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 10 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 649 | pt_PT |
oaire.citation.title | Acta medica portuguesa | pt_PT |
oaire.citation.volume | 33 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Compreensão Emocional.pdf
- Size:
- 403.83 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format