Amaral-Bastos, M.Sousa, C.Fonseca, L.Oliveira, A.Costa, N.2014-03-242014-03-242014-03-07http://hdl.handle.net/10400.16/1581Introdução: Estudar e promover um equilíbrio saudável do desenvolvimento da sexualidade humana constitui um desafio para os profissionais que contactam com adolescentes. Objetivos: Este estudo pretende: identificar a investigação produzida em contexto académico em Portugal sobre sexualidade na adolescência; conhecer as conclusões principais da investigação identificada; caraterizar os estudos relativamente às variáveis: universidade, ano de realização, área profissional, tipo de estudo, participantes, temáticas. Material e Métodos: Pesquisa no RCAAP em janeiro de 2014 utilizando como descritores em título sexualidade e adolescência e adolescente. Encontrados 13 estudos, estando 3 repetidos. Após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão definidos, foram excluídos 2 porque os participantes viviam noutros países, 1 porque os participantes eram enfermeiros e outro porque era um projeto de investigação. Resultados: Incluídos estudos de doutoramento (2) e mestrado (4) efetuados no ICBAS (2), Faculdade de Medicina de Lisboa (2), Universidade de Aveiro (1) e Instituto Politécnico de Bragança (1), o primeiro concluído em 2009 e o ultimo em 2012. Os autores são psicólogos (2), enfermeiros (3) e professor (1). Cinco estudos são quantitativos e 1 misto, desenvolvidos em meio escolar. Os participantes, ditos adolescentes, apresentam idades entre os 12 e os 20 anos. Da análise temática emergiram 2 categorias: projetos de intervenção e perspetivas e comportamentos. Conclusões: Identificamos poucos estudos, provavelmente devido aos descritores utilizados. Um trabalho mais abrangente e sistemático deveria incluir descritores direcionados a diversas áreas da sexualidade. Foram construídos e validados 5 instrumentos de medida que poderão ser utilizados noutros estudos. As diferentes idades dos participantes e métodos utilizados implicam cuidado acrescido em possíveis comparações de resultados.porSexualidade na Adolescência: contributos da investigação efetuada em contexto académicoconference object