Browsing by Author "Ferreira, Helena"
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- Anafilaxia e alergia alimentar: O resultado de uma intervenção na comunidadePublication . Ferreira, Helena; Ferreira, Carla; Silva, Armandina; Costa, Alberto; Pedrosa, CláudiaIntrodução e Objectivos: A anafilaxia é uma emergência médica potencialmente fatal quando não tratada, sendo importante a disseminação do conhecimento desta entidade na comunidade. O objectivo deste trabalho foi avaliar os resultados da implementação de uma acção de formação sobre conceitos básicos de alergia alimentar e anafilaxia, dirigida a funcionários de escolas e infantários, pretendendo-se desenvolver a sua capacidade em reconhecer a situação clínica e intervir correcta e precocemente. Métodos: Entre Dezembro de 2013 e Março de 2014 foram visitadas seis instituições frequentadas por crianças seguidas na Consulta de Pediatria por anafilaxia alimentar. Foram recrutados funcionários das instituições e aplicado um questionário antes e depois da sessão teórico-prática sobre alergia alimentar e anafilaxia. Este questionário foi aprovado para ser usado neste projeto pela Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica. Para avaliação da pontuação global dos conhecimentos cada resposta correta foi cotada com um ponto, sendo que a pontuação máxima era de oito pontos. O estudo estatístico incluiu análise descritiva, cálculo de frequências e estudo comparativo através do teste t de Student. O tratamento estatístico foi efetuado com recurso a software estatístico (SPSS Statistics ver- são 20). Resultados: Participaram na formação 77 funcionários, dos quais 51 foram avaliados antes e depois da sessão teórica. Relativamente aos resultados antes da sessão, verificou-se que 98% dos inquiridos sabiam que a anafilaxia é uma emergência médica potencialmente fatal e que mesmo quantidades muito pequenas do alergénio podem provocar uma reação anafilática. Apenas 55% sabia reconhecer os sintomas de uma reação anafilática e o uso adequado do auto injetor da adrenalina, sendo que 24% nunca tinham ouvido falar deste. A pontuação média antes e depois das sessões foi de 6.3/8 e 7.5/8 respetivamente (p<0.001). O reconhecimento dos sintomas e tratamento da anafilaxia foram os tópicos responsáveis pelo maior aumento do score após formação. Todos os participantes se disponibilizaram para receber formações periódicas. Conclusão: Este trabalho demonstrou que metade das pessoas que lidam com crianças com antecedentes de anafilaxia não sabem reconhecer nem atuar perante esta. A formação dos funcionários parece ter tido um impacto positivo na aquisição de noções básicas de alergia alimentar e anafilaxia, uma vez que se verificou um aumento significativo no conhecimento deste tema. Apesar das limitações do estudo dado o tamanho da amostra, a implementação desta formação mostrou ser um instrumento eficaz na capacitação desta população para a abordagem de uma situação, potencialmente fatal. Salienta-se ainda a necessidade deste tipo de intervenção de um modo regular na comunidade.
- Enterococcus faecalis-associated lung abscess in a male adolescent- a case reportPublication . Mendes, Ana Raquel; Costa, António; Ferreira, Helena; Ferreira, CristinaBackground: Enterococci are rarely considered pulmonary pathogens; they are usually regarded as colonizers of the airway. The authors present the case of a previously healthy male adolescent, with complaints of fatigue and chest pain, who was diagnosed with Enterococcus faecalis-associated acute primary lung abscess. Case presentation: A previously healthy 17-year old boy was admitted to the pediatric ward due to a one-week history of fatigue, inspiratory left side chest pain, dry cough and nasal obstruction. On admission at the emergency department, he was afebrile, with no signs of respiratory distress, but with diminished breath sounds on the left side. A chest x-ray showed a round opacity on the posterior basal segment of the left lower lobe; he was discharged with oral amoxicillin 1000 mg three times a day with the diagnosis of community-acquired pneumonia. Due to the worsening of the productive cough with purulent stinking sputum he was re-evaluated after 4 days. Laboratory studies showed a leukocyte count of 15200/uL and a c-reactive protein of 172 mg/l. The chest computed tomography scan was suggestive of a consolidation of the left lower lobe base and a central abscess. An intravenous course of ceftriaxone and clindamycin was initiated, with a favourable clinical evolution. The bronchofibroscopy performed on day four after his admission revealed the presence of a tracheal bronchus and numerous purulent secretions. Culture examination of bronchoalveolar lavage fluid samples was positive (> 10^5) for Enterococcus faecalis. No complications were registered during his stay in the pediatric ward. He was discharged after a 14-day course of intravenous ceftriaxone and clindamycin, with the recommendation to complete a four-week course of oral amoxicillin/clavulanic acid. On his reevaluation 4 weeks after his discharge, he was asymptomatic. Conclusion: This case report highlights the importance of considering Enterococcus faecalis as an etiologic agent in cases of non-resolving or complicated cases of pneumonia, such as lung abscesses, even in young patients with no comorbidities or risk factors.
- Estudo PaSeFi: o que ensinam os pais sobre sexualidade aos seus filhosPublication . Ferreira, Carla; Ferreira, Helena; Alves, Marta; Tavares, Cláudia; Macedo, Liliana; Dias, ÂngelaIntrodução: O desenvolvimento sexual da criança é um processo fisiológico, influenciado pela idade, pelo que vivencia e lhe é ensinado. Assim, quem participa ativamente na sua educação deve estar consciencializado da pertinência do tema. Objetivos: Caracterizar a educação sexual (ES) realizada a crianças de seis e sete anos. Material e métodos: Estudo de base comunitária, observacional e transversal dirigido a pais de crianças com 6/7 anos de idade. Aplicou-se um questionário de autopreenchimento, com questões sociodemográficas e de caracterização da ES das crianças, a partir das quais foi efetuada uma escala com o objetivo de avaliar a envolvência dos pais na ES dos filhos, que foi tanto maior, quanto maior for a cotação obtida (máximo 33). A analise estatística dos dados utilizou o programa informático Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS), versão 22.0. Resultados: Obtiveram-se questionários de 127 pais, com idade média de 38 anos e predomínio de respostas maternas. Procuraram obter conhecimentos acerca da sexualidade dos seus filhos apenas 22% dos pais, e destes 1/3 fê-lo junto de um médico. Apesar de 91,2% dos pais referirem sentir-se confortáveis para falar de sexualidade com os seus filhos, 62,9% nunca o fez, principalmente por considerarem ser precoce. Quando abordada, a iniciativa partiu maioritariamente da criança. A reprodução humana e as diferenças entre sexos foram abordadas, exclusivamente em casa, em 55,8% e 35,5% dos casos, respetivamente. Foi iniciativa dos pais a abordagem de comportamentos de exploração do corpo adequados aos domínios público/privado (88,5%) e de comportamentos inadequados por terceiros à exploração do corpo da criança (97%). A cotação média da escala que traduz a ES das crianças e a envolvência parental foi 13,7±5,18, havendo diferença entre a cotação obtida pelas mães (14,5±5,3) e pais (12,6±4,9) (p<0,05). Conclusões: Os resultados evidenciam que os pais não priorizam esta vertente do desenvolvimento infantil, aspeto reiterado pela abordagem pouco frequente de temas relativos à ES no seio familiar, por iniciativa dos pais.