Browsing by Issue Date, starting with "2014-09"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Dificuldade respiratória neonatal… um caso para Oftalmologia?Publication . Gonçalves, C.; Vaz, A.; Reis, M.Introdução: O dacriocistocelo congénito é uma obstrução rara do canal lacrimo-nasal no recém-nascido, que pode dar sintomatologia precoce. A fisiologia deve-se à obstrução proximal e distal do canal lacrimo-nasal. A apresentação clínica é variada e inclui formações quísticas, infetadas ou não, dificuldade na amamentação ou respiratória. A apresentação clássica é uma massa quística de coloração azulada, abaixo do epicanto interno. O diagnóstico correto implica exames complementares. A intervenção terapêutica está dependente da evolução clínica. O prognóstico é bom e geralmente não tem sequelas futuras. Caso clínico: As autoras apresentam o caso de um recém nascido, internado por dificuldade respiratória de início no segundo dia de vida. Ao exame objetivo tinha sinais de dificuldade respiratória e lesão circinada de aspeto semelhante a hematoma no canto interno do olho esquerdo. Nesta localização houve desenvolvimento posterior de formação quística com sinais inflamatórios, com diagnóstico inicial de dacriocistite. Após realização de tomografia computorizada das órbitas mostrou tratar-se de um dacriocistocelo. Conclusão: A dificuldade respiratória pode mesmo ser um caso oftalmológico.
- Bloqueio do nervo pudendo e simulação obstétricaPublication . Guedes-Martins, L.; Guedes, L.; Saraiva, J.; Reynolds, A.A primeira descrição do bloqueio do nervo pudendo foi em 1908. Esta é uma técnica indicada para analgesia nas fases mais adiantadas do trabalho de parto. O uso de técnicas analgésicas eficazes desde os estadios mais precoces do trabalho de parto, como as técnicas do neuro-eixo, deixaram o bloqueio do pudendo para segundo plano. No entanto, é de fácil execução, habitualmente pelo obstetra, e com baixo risco de hemorragia ou infeção. O bloqueio do pudendo é um procedimento com poucas oportunidades de treino na prática clínica, pelo que o retomar da prática na sua execução através do uso de simuladores obstétricos torna-se pertinente. Ainda, a sua utilização em cenários simulados permite a familiarização de equipas multidisciplinares na sua aplicação em diversos contextos, emergentes ou não emergentes. Os principais objetivos deste trabalho são (1) efetuar uma revisão sobre o bloqueio do nervo pudendo na analgesia de parto, focando as principais vantagens e limitações, (2) repensar a sua utilização na ausência ou contraindicação de outras técnicas analgésicas, (3) reavivar a técnica de execução através da simulação aplicada à Obstetrícia.
- Oesophageal atresia: a 10-year experience of a Paediatric Intensive Care UnitPublication . Pinho, L.; Margatho, M.; Dias, A.; Pinto, C.; Lopes, M.; Neves, F.Background/Purpose: Oesophageal atresia (OA) is a congenital malformation with a variable prognosis. The aims were to establish OA’s incidence in the central region, to characterize infants with OA admitted and to compare its clinical outcome after surgical repair, according to OA classification. Methods: A retrospective review of infants with OA admitted to a PICU, after surgical repair, between 2002 and 2011. Patient characteristics, OA’s classification, surgery, morbidity and mortality were analyzed. Two groups were compared according to OA classification. Results: Thirty-four infants were admitted, out of which 65% were male, with a median gestational age of 36 weeks and birth weight of 2310g. Nineteen of them presented other malformations, mainly cardiac. Nine cases were classified as long-gap OA. Fistula ligation and primary oesophageal anastomosis was the most common surgical option (n=27). Early complications occurred in 13 infants (38%), mostly anastomotic leak, and were similar according to gap length (p=0.704). PICU stay and mechanical ventilation were longer in long-gap OA patients (p=0.009 and p<0.001 respectively) and in infants with other malformations (p=0.027 and p=0.003 respectively). There was no mortality. Conclusions: The frequency of OA associated malformations implies a systematic screening of these patients. Gap length and presence of associated malformations were the major determinants of length of intensive care stay and ventilation days in OA patients.
- Quisto do timo – um diagnóstico pouco frequentePublication . Gonçalves, P.; Martins, A.; Leon, R.; Gonçalves, M.Introdução: Os quistos do timo são lesões pouco frequentes na prática clínica. São diagnosticados principalmente durante a adolescência, contudo podem ser identificados em qualquer grupo etário. Na sua larga maioria são assintomáticos. O diagnóstico definitivo é, na maior parte dos casos, histológico. Os exames complementares nem sempre permitem o diagnóstico diferencial com outras lesões, como o higroma quístico. O tratamento dos quistos do timo é exclusivamente cirúrgico e tem bom prognóstico. Caso clínico: Os autores descrevem o caso de um adolescente com 12 anos, a quem, em contexto de consulta de rotina no médico assistente, foi identificada uma lesão cervical mediana que aumentava de dimensões com a manobra de Valsalva.
- Comportamentos de risco dos adolescentes portugueses e influência do meio ambientePublication . Domingues, S.; Leite, J.; Martins, I.; Sampaio, J.; Fonseca, G.; Lira, S.Introdução: A adolescência é uma fase de intensa transformação, procura de identidade e necessidade de experimentação. Objetivos: Conhecer os padrões do consumo de drogas e sexualidade dos adolescentes de uma área urbana do grande Porto e analisar a influência do contexto socio-ambiental. Material e métodos: Estudo transversal, e amostra de conveniência de adolescentes inscritos numa escola secundária pública urbana, com realização de um questionário anónimo entre Outubro e Novembro de 2012. Resultados: Obteve-se um total de 141 inquéritos, com 13,8 anos de idade média. Um terço dos adolescentes já tinha experimentado tabaco ou álcool; 8,5% canábis. O consumo de tabaco associou-se significativamente ao de álcool, canábis ou outras drogas. Eram sexualmente ativos, 14,9% dos adolescentes e a idade média de início de atividade sexual foi 13,7 anos. Não utilizaram preservativo na última relação sexual, 28,6%. Verificou-se associação significativa entre atividade sexual e o consumo álcool, canábis ou outras drogas. O consumo de tabaco e de canábis associou-se significativamente com o consumo na família e nos amigos. As retenções escolares associaram-se ao consumo de álcool, tabaco, canábis e outras drogas. Conclusões: O tabaco foi um preditor do consumo de outras substâncias, o que confere extrema importância aos programas dirigidos à prevenção do seu consumo. Dadas as associações significativas, consideramos crucial conhecer o contexto socio--ambiental dos adolescentes, identificando grupos vulneráveis, nos quais estratégias de prevenção seletivas seriam recomendadas. A precocidade do início da atividade sexual observada é preocupante e permite-nos inferir a cerca da elevada prevalência de condutas sexuais de risco.
- Análise da taxa de cesarianas e das suas indicações utilizando a classificação em dez gruposPublication . Almeida, D.; Cardoso, A.; Rodrigues, R.; Cunha, A.Introdução e objetivo: Foi efetuado um estudo observacional retrospetivo para analisar os motivos de cesariana e identificar os parâmetros obstétricos das mulheres a ela submetidas na nossa instituição em janeiro/fevereiro e junho/julho de 2011. Material e Métodos: Foram revistos os processos clínicos destas mulheres, categorizadas nos dez grupos obstétricos propostos por Robson, baseados nos seguintes parâmetros: gestação simples/múltipla; nuliparidade/multiparidade/multiparidade com cesariana anterior, cefálico/não-cefálico; parto espontâneo/ induzido/cesariana eletiva; parto de termo/pré-termo. Em cada grupo foram analisados os motivos de cesariana excepto os das gestações múltiplas. Resultados: Ocorreram 1167 partos simples, 391 por cesariana, sendo a taxa de cesarianas 33,5% (36% eletivas). A cesariana foi mais frequente em nulíparas de termo com parto induzido e em mulheres com cesariana prévia. Durante o trabalho de parto o motivo mais comum nomeado pelo clínico foi o trabalho de parto estacionário, a incompatibilidade feto-pélvica e o estado fetal não tranquilizador. A apresentação fetal anómala motivou 4,4% da taxa de cesarianas, contributo superior ao da prematuridade (3%). Entre as multíparas de termo sem cicatriz uterina houve menor número de cesarianas. Conclusões: A análise dos resultados obtidos sugere que evitar uma primeira cesariana e permitir o início espontâneo do trabalho de parto pode contribuir para o decréscimo a longo prazo da taxa de cesarianas. É fundamental um esforço coletivo para objetivar as suas indicações e que estas reflitam as orientações mais atualizadas relativas ao estado fetal não tranquilizador e ao trabalho de parto estacionário.
- Complicação tardia de um parto traumáticoPublication . Fontes, N.; Amaral, B.; Oliveira, A.; Selores, M.; Pontes, M.; Coelho, E.Introdução: A necrose gorda do tecido subcutâneo (NGTS) é uma patologia transitória rara do tecido adiposo, que afeta sobretudo recém-nascidos de termo ou pós-termo com um período perinatal complicado. Caso clínico: Recém-nascido de termo, grande para a idade gestacional, nascido por parto vaginal complicado, com necessidade de reanimação. Aos 13 dias de vida surgiram lesões cutâneas compatíveis com NGTS, que resolveram sem complicações. Discussão: Relatamos um caso de NGTS que apresentou uma evolução benigna, para relembrarmos esta entidade incomum. A patogenia é mal compreendida e, embora geralmente resolva espontaneamente, pode complicar-se de hipercalcemia condicionando uma evolução desfavorável.
- Sentimento de mulheres atendidas por graduandos de Medicina na realização do exame ginecológico em ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do ParáPublication . Silva, J.; Botelho, N.; Melo, N.; Gonçalves, R.; Brito, N.Introdução: As aulas práticas são fundamentais para a formação médica. Entretanto, matérias como Ginecologia e Obstetrícia, o exame físico é profundamente íntimo, lidando com áreas do corpo humano, na qual imperam preconceitos e tabus. Objetivo: Avaliar o sentimento das mulheres atendidas por graduandos de medicina em um hospital de ensino de referência no estado do Pará. Método: O estudo foi realizado nos meses de março a abril de 2013, com uma casuística de 110 mulheres atendidas por graduandos de medicina em ambulatório de ginecologia e obstetrícia de um hospital de ensino. Resultados: A maioria das mulheres deste estudo obtiveram esclarecimentos acerca do exame ginecológico a ser executado (79%) e alegam que foi solicitado consentimento para realização do exame (58%), que ocorreu sem dor ou desconforto (55%), sendo que a 66% dos graduandos prosseguiu na realização do exame na presença da dor ou desconforto. Após a realização do mesmo 41% das mulheres referiu sentir vergonha e as que não receberam esclarecimento revelaram que se sentiriam melhor (48%) ou indiferente (48%) caso recebessem. 62% referiram não ser solicitada a participação do graduando durante exame, porem sua conduta foi considerada adequada (64%), sendo o ambiente serio durante a realização do exame (65%). 55% das mulheres referem ter conhecimento do caráter acadêmico do hospital de ensino. Conclusão: A maioria das mulheres obteve esclarecimento acerca do exame ginecológico, principalmente pelo médico preceptor, alegam que foi requerido consentimento para realização do exame, e não foi questionada a participação do graduando durante o mesmo.
- Tuberculose miliar no século XXI – a propósito de um caso clínicoPublication . Pinho, L.; Oliveira, S.; Serino, J.; Febra, T.; Ramos, S.; Silva, C.; Dinis, M.Introdução: Atualmente, a tuberculose ainda representa um sério problema de saúde pública. A idade precoce e a infeção VIH constituem importantes fatores de risco para doença grave ou disseminada. Caso clínico: Apresentamos o caso de uma menina de três anos de idade observada por febre prolongada sem foco infecioso evidente ao exame físico. O estudo analítico inicial foi sugestivo de infeção urinária, pelo que iniciou antibioticoterapia empírica. A urocultura confirmou esse diagnóstico, mas a febre persistiu. Na investigação complementar, a radiografia torácica revelou um infiltrado pulmonar com padrão miliar. O Mycobacterium tuberculosis foi isolado no aspirado gástrico, líquor e urina. Iniciou tratamento com antituberculosos e corticóide, com melhoria clínica significativa. Conclusões: Nesta era de tecnologia médica avançada, a tuberculose ainda é um desafio diagnóstico, especialmente quando a apresentação clínica é atípica e extrapulmonar. Um elevado índice de suspeição clínica é fundamental, pois a instituição precoce do tratamento é decisiva para o prognóstico.
- Renal amyloidosis: classification of 102 consecutive casesPublication . Tavares, I.; Vaz, R.; Moreira, L.; Pereira, P.; Sampaio, S.; Vizcaíno, J.; Costa, P.P.; Lobato, L.Amyloidoses are a group of heterogeneous diseases classified according to the nature of their causative amyloid proteins. Commonly, paraffin-embedded tissue is used for the typing of amyloid by immunohistochemistry. DNA analysis should always be considered if hereditary amyloidosis is suspected. Since the kidneys are one of the organs that are most commonly involved in amyloid deposition in systemic amyloidoses, we screened 102 consecutive cases with biopsy-proven amyloid disease by immunohistochemistry. DNA analysis was performed to confirm a diagnosis of hereditary amyloidosis. Demographic characteristics, underlying disease and clinical data at the time of renal biopsy were obtained by retrospective review of medical records. The amyloidosis type according to immunohistochemical amyloid protein identification was AA in 60 (58.8%) patients, AL in 21 (20.6%), AFib in four (3.9%), ATTR in two (2.0%), AApoAI in one (1.0%), ALys in one (1.0%) and combined AL and AA in one (1.0%). The type of protein could not be classified in 12 (11.7%) patients: eight (7.8%) because of negative immunohistochemistry and four (3.9%) due to the lack of adequate tissue. DNA analysis confirmed AFib and ATTR cases by the identification of the point mutations FGA p.Glu545Val and TTR p.Met51Val, respectively. Mean age at diagnosis was 53.3 years (49.4 for AA, 63.0 for AL and 53.9 for AFib). Chronic infections were the most frequent disorder associated with AA amyloidosis, mainly tuberculosis, and only one patient had familial AA associated with Muckle-Wells syndrome. Nephrotic syndrome was the most frequent clinical manifestation, independently of the amyloid type. In our series, AA amyloidosis is still the most frequent type of systemic amyloidoses. Six patients had unequivocal hereditary amyloidosis. Immunohistochemistry did not establish the precursor protein in almost 8% of patients; however, an improvement could be obtained using a wider panel of amyloid antibodies.