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Authors
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Abstract(s)
A Bioética pode ser entendida como
ciência, disciplina ou movimento de intervenção social e centra a sua actuação,
fundamentalmente, no agir da pessoa humana
e nas consequências que daí resultam,
pretendendo com isso melhorar as
realidades da vida e do viver. É sobre ela
que se alicerçam reflexões sobre a forma
como o ser humano, dotado de racionalidade,
dá continuidade à sua espécie e se
relaciona entre si e com o meio ambiente.
Teve na sua origem, entre outros, um profissional humanista, Van Potter, que considerou
a Bioética como “ponte para um
futuro com dignidade e qualidade de vida
humanas”, onde a responsabilidade assume
a dimensão mais importante para
a sua efectividade, como ética prática ou
aplicada. No presente século, promover a
Bioética como meio de facilitar o diálogo
intercultural é um dever nosso, já que ela
permite uma maior consciencialização e
apreensão dos problemas da vida. ABSTRACT
Bioethics may be understood as a
science, a discipline or a social movement
intervention. Fundamentally it deals
with the actions of human beings and the
consequences of these actions, and it attempts
to improve the realities of life and
living. Bioethics is the basis for considerations
on the ways in which rational human
beings manage to continue the species
and how they relate to each other and to
their environment. One of the founders of
Bioethics, the humanist professional Van
Potter, considered it to be “a bridge, to a
future with dignity and quality of human
life”, where responsibility becomes the most important dimension of its effectiveness,
whether in practical or applied ethics.
In the present century, it is our duty to
promote Bioethics as a means of facilitating
intercultural dialogues, since it allows
us to better become conscious and to apprehend the problems in life.
Description
Keywords
Bioética dignidade responsabilidade Bioethics dignity responsibility
Citation
Nascer e Crescer 2010; 19(4): 255-259