Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
52.08 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
RESUMO
A comunicação é uma competência
essencial no desempenho dos Enfermeiros,
sendo factor determinante na
relação de ajuda e um indicador na avaliação
da qualidade dos cuidados prestados,
nomeadamente em Pediatria.
Objectivos: Conhecer a percepção
dos enfermeiros acerca da comunicação
com a criança dos 7 aos 11 anos na
punção venosa e identificar sugestões
para melhorar a comunicação com esta
durante esse procedimento.
Material e Métodos: É um estudo
exploratório descritivo de abordagem
qualitativa. A população incluí 12 enfermeiros
dum Serviço de Pediatria Médica
pertencentes a um Hospital Central
Materno-Infantil. Os dados foram obtidos
através de entrevistas semi-estruturadas
tendo sido utilizado um guião orientador.
A informação foi posteriormente submetida
à análise temática de conteúdo
considerando quatro categorias: abordagem
à criança, aspectos importantes
da comunicação, dificuldades sentidas
na comunicação e sugestões para
melhorar a comunicação com a criança.
Resultados e Conclusões: Destacam-
se os seguintes resultados: a competência
comunicativa é o mais valorizado
na abordagem à criança; a relação
de participação mútua entre enfermeiro
e criança denota ser o aspecto mais
importante da comunicação com esta; o
confronto com a recusa da criança em
colaborar na punção venosa é a principal
dificuldade sentida pelos enfermeiros na comunicação com esta. Apenas 8 num
total de 12 enfermeiros manifestaram a
sua percepção sobre a comunicação;
somente 7 acreditam na existência duma
comunicação efectiva. As sugestões
apontadas para melhorar a comunicação
passam por uma diferente organização
dos enfermeiros, maior implicação dos
pais no cuidar das crianças, mais formação
e apoio psicológico. Este estudo
confirma mais uma vez a importância
deste tema; assim não sendo unânime a
ideia duma comunicação eficaz, será
benéfico desenvolver acções de sensibilização
nesta área. ABSTRACT
Communication is an essential competence
in nursing performance. It is a
determining factor in the help relationship
and also an indicator in the evaluation
of Health Care, especially in Paediatrics.
Aim: To know the nurses’ perception
about Communication with Children
(aged 7 to 11 years) in venipuncture and
collect suggestions to improve the Communication
during that procedure.
Material and Methods: The study
method was qualitative adopting a
descriptive exploratory approach; it was
developed in a Mother- Child Centre.
Sampling involved 12 nurses working in
the Paediatric Department hospital. Semistructured
interviews were used as research
techniques. Results are presented
after descriptive analysis of the date according
to four categories: child approach,
important aspects of communication difficulties
of communication and suggestions
to improve communication.
Results and Comments: Analysis
of the results showed that the competence
in communication is important in
the approach to the child; the relationship
of mutual participation between
nurse and child has been demonstrated
to be the most important aspect of the
communication with the latter; the confrontation
with the child, who refuses to
cooperate with the venipuncture is the
main difficulty felt by nurses while communicating
with the child. Only eight out
of twelve nurses demonstrated their perception
about communication; only seven
believed in the existence of effective
communication. The suggestions pointed
out to improve the communication were
a different organization of the nurses; a
larger involvement of parents in childcare;
more training and psychological support.
This study confirms once more the importance
of this subject. Although not
unanimous the idea of an efficient communication,
will be beneficial in developing
humanisation activities in this area.
Description
Keywords
Flebotomia Pediatria Comunicação Enfermagem Criança Phlebotomy Paediatrics Communication Nursing Child
Citation
Nascer e Crescer 2003; 13 (3): 187-194