Browsing by Issue Date, starting with "2017-03"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A importância da Comissão de Proteção contra Radiações no contexto da qualidade do Centro Hospitalar do PortoPublication . Monteiro, A.; Machado, C.; Mesquita, F.; Nogueira, M.Os meios complementares de diagnóstico e terapêutica transformaram-se em ferramentas essenciais para todos os ramos e especialidades da Medicina. Devido às suas propriedades únicas, a radiação ionizante apresenta múltiplas aplicações terapêuticas. Contudo, pode também originar potenciais danos para os utilizadores e para os pacientes. A quantificação da dose de radiação nos pacientes e o tempo de exposição dos procedimentos são uma preocupação crescente dos utilizadores. Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da Comissão de Proteção contra Radiações (CPCR) no contexto da qualidade do Centro Hospitalar do Porto (CHP). A CPCR detém múltiplas atividades, estando, atualmente, as suas sinergias direcionadas para a normalização do registo de dose no processo clínico dos pacientes e para a notificação, pelos Técnicos de Radiologia, dos eventos radiológicos contemplados nas normas pré--estabelecidas pela Comissão. A atribuição à CPCR da competência de identificação, acompanhamento e avaliação das exposições dos doentes a procedimentos específicos com radiação tem contribuído para reforçar a sensibilização dos profissionais para os valores de dose e os seus efeitos. A implementação dos procedimentos da Comissão permite assegurar um melhor acompanhamento dos doentes em risco, uma maior acuidade na monitorização das doses e uma otimização de protocolos.
- Tratamento de Infeções Protésicas com Desbridamento e Preservação do Implante - Resultados da Aplicação Prospetiva de um Protocolo Pré-estabelecidoPublication . Sousa, R.; Silva, M.; Sousa, A.; Esteves, J.; Neves, P.; Lopes, S.; Oliveira, A.Objetivo: O tratamento de infeções protésicas é complexo e os resultados do desbridamento com preservação da prótese são frequentemente imprevisíveis. A nossa hipótese é que é possível oferecer uma boa probabilidade de sucesso desde que sejam cumpridas algumas regras simples para correta seleção e tratamento dos doentes. O objetivo deste estudo é apresentar os resultados obtidos com a aplicação prospetiva desses pressupostos ao longo dos últimos anos na nossa instituição. Material e Métodos: Trata-se de um estudo clínico prospetivo que inclui todos os doentes com infeção protésica tratados desde Janeiro/2012 e com um seguimento mínimo de 12 meses após o fim do tratamento. Apenas foram candidatos ao desbridamento com preservação do implante doentes com prótese estável, sem sinais de descolamento, boa condição de partes moles e curta duração dos sintomas. O desbridamento cirúrgico foi realizado pelo mesmo cirurgião e incluiu sempre troca de partes móveis. Sempre que possível a antibioterapia incluiu fármacos com eficácia para bactérias no biofilme. Resultados: Foram estudados 24 doentes (15 joelhos e 9 ancas) com uma idade média de 65 anos. Um doente foi excluído da analise dos resultados por morte não relacionada. Registaram-se três casos de falência do tratamento o que resulta numa taxa de sucesso de 87% (20/23) com um seguimento médio de 30 meses após o término da antibioterapia. Conclusão: A aplicação de um protocolo pré-estabelecido de tratamento permite a obtenção de bons resultados no tratamento de infeções protésicas mesmo quando se opte pela preservação do implante
- Monoclonal gammopathy of renal significance: Diagnostic workupPublication . Correia, S.; Santos, S.; Malheiro, J.; Cabrita, A.; Martins, L.; Santos, J.The clinical spectrum of diseases associated with monoclonal gammopathies is wide and they are most commonly the consequence of renal deposition of monoclonal immunoglobulin or its components. The differential diagnosis is difficult and renal biopsy is essential. To distinguish many of these pathologies is necessary to use techniques that are not always available, even in tertiary central hospitals. This review will discuss the clinical presentation, pathologic features, treatment, prognosis and common diagnostic difficulties of these entities.
- A importância da Comissão de Proteção Contra as Radiações no contexto do Centro Hospitalar do PortoPublication . Monteiro, A.; Machado, C.; Oliveira, F.; Nogueira, M.A procura pela qualidade nos serviços de saúde deixou de ser um ato isolado e tornou-se hoje um dado adquirido e categórico. Uma Sociedade cada vez mais exigente, no que à qualidade dos serviços prestados diz respeito, levou à criação de normas e mecanismos de avaliação e controlo da qualidade nos serviços de saúde. Os meios complementares de diagnóstico e terapêutica imagiológicos transformaram-se em ferramentas essenciais para todos os ramos e especialidades da medicina e a sua crescente utilização tem contribuído para um aumento da dose de radiação nos pacientes, tornando-se numa preocupação constante dos utilizadores. A quantificação e monitorização da dose permite assegurar a segurança dos pacientes, assim como contribuir para a manutenção de serviços de qualidade no SNS. Este trabalho, fundamentado numa revisão da literatura especializada, visa demonstrar a importância da Comissão de Proteção contra Radiações (CPCR), no contexto do Centro Hospitalar do Porto, na manutenção da qualidade e segurança de todos os pacientes e profissionais envolvidos em procedimentos radiológicos.
- Chronic granulomatous disease as a risk factor for cutaneous lupus in childhoodPublication . Carvalho, S.; Machado, S.; Sampaio, R.; Guedes, M.; Vasconcelos, J.; Semedo, D.; Selores, M.Chronic granulomatous disease (CGD) is a primaryimmunodeficiency disorder that affects the phagocyticcells of the innate immune system. It is characterizedby recurrent or persistent infections with granulomaformation. Lupus-like lesions have been reported incarriers of CGD and less frequently, in patients withCGD. Immunological study in these patients areusually negative. We describe the case of an 8-yearoldboy with CGD who developed chronic and acutecutaneous lupus erythematous with angular cheilitis,oral ulcers, Raynaud phenomenon, and positiveserologies for antinuclear, anticentromere, and anti-Saccharomyces cerevisiae antibodies.