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  • Análise da influência do apoio podálico em radiografias de face dos joelhos em carga
    Publication . Silva, S.; Pereira, José Manuel
    Introdução – A articulação do joelho é das mais complexas do corpo humano e das mais afetadas pela osteoartrose uma vez que sustenta a maior parte do peso corporal. As alterações do alinhamento dos seus componentes podem conduzir ao desequilíbrio biomecânico e promover a redução do espaço articular. Apesar de outras modalidades de imagem serem utilizadas, neste contexto a radiologia convencional constitui, ainda, um instrumento indispensável na avaliação imagiológica do joelho. Contudo, não é consensual qual o protocolo mais adequado para a sua avaliação. Objetivos – O objetivo principal deste estudo centrou-se na análise da influência do apoio podálico, bi ou mono, na imagem radiográfica resultante da incidência de face do joelho em carga. Material e métodos – Realizou-se um estudo institucional, observacional, transversal e retrospetivo, incidindo sobre indivíduos, adultos, submetidos a um exame radiográfico de face dos joelhos em carga, com apoio bipodálico e monopodálico no mesmo episódio de exame. Foram aplicadas técnicas de medição do espaço articular e do ângulo femorotibial em todas as imagens recolhidas e comparadas as medições entre as imagens com apoio monopodálico e bipodálico. Resultados – A amostra foi composta por 30 indivíduos (63,3% do género feminino) com uma média de idades de 60,9 anos (±10,4 anos). A partir desta amostra foram constituídos dois grupos, um composto pelos joelhos direitos (n=21) e o outro pelos joelhos esquerdos (n=27). O espaço articular do compartimento medial apresentou-se como o mais diminuído em ambos os grupos. Comparando as médias das medições do espaço articular nas imagens adquiridas com apoio monopodálico e bipodálico observaram-se diferenças com significância estatística quer no joelho direito (p<0,001) quer no esquerdo (p<0,001). Observaram-se ainda diferenças na amplitude do ângulo femorotibial entre as imagens com apoio mono e bipodálico. Conclusão – Os resultados obtidos apontam para que a incidência de face em carga do joelho realizada com apoio monopodálico promove uma redução do espaço articular do compartimento afetado e, consequentemente, o aumento do espaço articular do compartimento contralateral.
  • Supervisão da educação clínica em Radiologia. Perspectiva do aluno
    Publication . Pereira, José Manuel
    A supervisão clínica na formação inicial dos Técnicos de Radiologia representa uma dimensão crucial no seu processo de educação pessoal e profissional, conduzindo ao desenvolvimento de competências em contexto de trabalho real. O supervisor (mentor) assume, assim, um papel predominante no processo supervisivo e um impacto considerável no processo de aprendizagem dos alunos. Por essa razão, o supervisor deve possuir um elevado nível de competências técnicas e pedagógicas. O objectivo deste estudo de caso é compreender o que os alunos pensam sobre as competências dos seus supervisores e de que forma elas interferem, influenciam e condicionam o seu processo de aprendizagem. Participaram neste estudo 32 alunos (do 3º ano do Curso de Radiologia), de uma escola politécnica situada no norte de Portugal. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados, uma versão adaptada do questionário “Clinical Learning Assessment Invenctory – Mentor (CLASI-M)” de Abreu e Calvário (2005). Dos resultados do estudo emerge a relação supervisiva em conjunto com o feedback transmitido pelo supervisor ao longo do processo, como os factores que, na óptica dos participantes no estudo, mais contribuem para o sucesso da sua aprendizagem. O estudo identifica também algumas deficiências ao nível das competências pedagógicas dos supervisores. Acreditamos que este estudo poderá contribuir para uma melhor compreensão sobre o que os alunos pensam sobre o processo supervisivo e os papeis que devem desempenhar, nesta matéria, a escola, as organizações de saúde e o supervisor.