Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.82 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A supervisão clínica na formação inicial dos Técnicos de Radiologia representa
uma dimensão crucial no seu processo de educação pessoal e profissional,
conduzindo ao desenvolvimento de competências em contexto de trabalho
real.
O supervisor (mentor) assume, assim, um papel predominante no processo
supervisivo e um impacto considerável no processo de aprendizagem dos
alunos. Por essa razão, o supervisor deve possuir um elevado nível de
competências técnicas e pedagógicas.
O objectivo deste estudo de caso é compreender o que os alunos pensam
sobre as competências dos seus supervisores e de que forma elas interferem,
influenciam e condicionam o seu processo de aprendizagem.
Participaram neste estudo 32 alunos (do 3º ano do Curso de Radiologia), de
uma escola politécnica situada no norte de Portugal. Foi utilizado como
instrumento de recolha de dados, uma versão adaptada do questionário
“Clinical Learning Assessment Invenctory – Mentor (CLASI-M)” de Abreu e
Calvário (2005).
Dos resultados do estudo emerge a relação supervisiva em conjunto com o
feedback transmitido pelo supervisor ao longo do processo, como os factores
que, na óptica dos participantes no estudo, mais contribuem para o sucesso da
sua aprendizagem. O estudo identifica também algumas deficiências ao nível
das competências pedagógicas dos supervisores.
Acreditamos que este estudo poderá contribuir para uma melhor compreensão
sobre o que os alunos pensam sobre o processo supervisivo e os papeis que
devem desempenhar, nesta matéria, a escola, as organizações de saúde e o
supervisor.
Description
Keywords
Supervisão clínica Formação inicial dos Técnicos de Radiologia Competências dos mentores
Citation
Publisher
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa - Universidade de Aveiro