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- Supervisão da educação clínica em Radiologia. Perspectiva do alunoPublication . Pereira, José ManuelA supervisão clínica na formação inicial dos Técnicos de Radiologia representa uma dimensão crucial no seu processo de educação pessoal e profissional, conduzindo ao desenvolvimento de competências em contexto de trabalho real. O supervisor (mentor) assume, assim, um papel predominante no processo supervisivo e um impacto considerável no processo de aprendizagem dos alunos. Por essa razão, o supervisor deve possuir um elevado nível de competências técnicas e pedagógicas. O objectivo deste estudo de caso é compreender o que os alunos pensam sobre as competências dos seus supervisores e de que forma elas interferem, influenciam e condicionam o seu processo de aprendizagem. Participaram neste estudo 32 alunos (do 3º ano do Curso de Radiologia), de uma escola politécnica situada no norte de Portugal. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados, uma versão adaptada do questionário “Clinical Learning Assessment Invenctory – Mentor (CLASI-M)” de Abreu e Calvário (2005). Dos resultados do estudo emerge a relação supervisiva em conjunto com o feedback transmitido pelo supervisor ao longo do processo, como os factores que, na óptica dos participantes no estudo, mais contribuem para o sucesso da sua aprendizagem. O estudo identifica também algumas deficiências ao nível das competências pedagógicas dos supervisores. Acreditamos que este estudo poderá contribuir para uma melhor compreensão sobre o que os alunos pensam sobre o processo supervisivo e os papeis que devem desempenhar, nesta matéria, a escola, as organizações de saúde e o supervisor.