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A Medicina Baseada na Evidência
(MBE) é genericamente definida como
a aplicação consciente, explícita e criteriosa
da melhor evidência científica
disponível na tomada de decisões sobre
o cuidado individual dos doentes. Nesta
rubrica de Pediatria Baseada na Evidência
será apresentado um conjunto de artigos
abordando aspectos conceptuais,
metodológicos e operacionais relativos
à prática da MBE no âmbito específico
da Pediatria. Neste artigo desenvolvemse
questões teóricas e práticas relacionadas
com a adequada avaliação crítica
e implementação prática da evidência
científica. O objectivo deste artigo é sugerir
uma metodologia prática e sistemática
de avaliação crítica da evidência
incluindo três questões essenciais: (1)
avaliação da validade ou qualidade metodológica
dos artigos; (2) avaliação da
importância científica e prática dos seus
resultados e (3) avaliação da aplicabilidade
prática dos mesmos. São apresentados
os principais tipos de questões e
estudos mais frequentemente aplicados
na prática clínica, são apresentadas as
hierarquias de níveis de evidência e
graus de recomendação, é discutido o
conceito de erro sistemático ou viés e
sua classificação e é, finalmente, apresentado
um conjunto de critérios de
avaliação de qualidade metodológica,
importância e aplicabilidade da evidência
científica. ABSTRACT
Evidence Based Medicine (EBM) is
generally defined as the conscientious,
explicit and judicious use of current best
evidence in making decisions about the
care of individual patients. In this section
devoted to Evidence Based Paediatrics
a series of articles about the conceptual,
methodological and operational issues
linked to the practice of EBM in the field of
Paediatrics will be published in the following
issues of this journal. In the present
article theoretical and practical issues
related to the critical appraisal and practical implementation of scientific evidence are discussed. The aim of this article is to present a practical and systematic
approach for the critical appraisal of evidence, based on three main aspects: (1)
assessment of validity and methodological
quality of studies; (2) assessment of
scientific and practical impact of results;
and (3) assessment of applicability of
scientific evidence. We present the most
common types of research questions and
study designs useful in clinical practice;
we discuss levels of evidence and grades
of recommendation, the concept of systematic
error or bias and its classification
are discussed; and finally we present a
set of assessment criteria for the evaluation
of methodological quality, impact and
applicability of scientific evidence.
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Keywords
Citation
Nascer e Crescer 2008; 17(1): 30-36