Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
32.15 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
RESUMO
O trabalho com crianças ou adolescentes
levanta dificuldades acrescidas
dado que, muitas vezes, estes não
possuem o discernimento necessário
para definirem e assumirem as decisões
no sentido do seu melhor interesse.
Compete por isso ao profissional, em
conjunto com a família, definir as linhas
de acção no trabalho com as pessoas
desta faixa etária, envolvendo-as nas
tomadas de decisão. Contudo, é da
relação entre o melhor interesse da
criança ou adolescente e do desejo da
família que surgem os dilemas éticos
mais complexos. Nessa altura o profissional
deve estar bem consciente das
prioridades na relação terapêutica, e
estar atento aos problemas relacionados
com a obtenção do consentimento informado
e com a confidencialidade. ABSTRACT
Working with children and adolescents
often raises considerable difficulties
as these groups do not possess the
necessary ability to accept and act upon
decisions made in their best interest.
Consequently, the professional, in conjunction
with the family, defines the required
actions for the people in these age
groups, and involves them in subsequent
decisions. Nevertheless, it is the relationship
between the best interest of the
child or adolescent and the wishes of the
family that generates the most complex
ethical dilemmas. In this instance the professional must be well aware of the
priorities in the therapeutic relationship
and those in obtaining envolved informed
consent, where respecting confidentiality.
Description
Keywords
Psicologia da Criança e do Adolescente: uma abordagem a partir da ética profissional psicologia infância adolescência consentimento informado confidencialidade Professional ethics psychology childhood adolescence informed consent confidentiality
Citation
Nascer e Crescer 2004; 13 (3): 234-238