Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sobre o Ensino da Bioética: Um Desafio Transdisciplinar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
v19n2artPABio.pdf122.16 KBAdobe PDF Download

Authors

Advisor(s)

Abstract(s)

Perante a nova realidade de modelação da vida pelas biotecnologias, cientistas, humanistas e pedagogos, na sua irreprimível inquietude e capacidade de questionamento, têm procurado encontrar respostas para os problemas em aberto, neste imparável movimento e incontestável sucesso da Bioética. Por ser uma área do conhecimento, que engloba várias disciplinas e devido ao seu grande desenvolvimento num curto espaço de tempo, colocam -se, hoje, novos desafi os. O ensino da Bioética confi gura -se como nova experiência sem modelo didáctico defi nitivo. E a forma tradicional de ensino radicada na concepção disciplinar já não é efi caz para a completa compreensão da Bioética. A natureza transdisciplinar da sua refl exão e a incidência da sua prática, na singularidade do humano, atribuem -lhe um estatuto epistemológico ainda por defi nir claramente. Por isso, a Bioética lida com saberes na encruzilhada de várias disciplinas e daí alguns autores sugerirem uma concepção interdisciplinar ou transdisciplinar para o seu ensino. Veremos, também, que a concepção fi losófi ca, de inspiração personalista, desenvolvida nos países europeus, por comparação com os modelos de refl exão anglo -americanos, fortalece a sua dimensão transdisciplinar e reconhece, na antropologia, o suporte fundamentador para o seu ensino. Assim, considerando a proximidade e a permeabilidade das culturas e dos valores morais das sociedades portuguesa e da Europa continental, a concepção europeia da Bioética parece ser a mais apropriada para o ensino entre nós.

Description

Keywords

Bioética educação ensino antropologia

Citation

Nascer e Crescer 2010; 19(2): 102-8

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Nascer e Crescer

CC License