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Authors
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Abstract(s)
Perante a nova realidade de modelação
da vida pelas biotecnologias,
cientistas, humanistas e pedagogos, na
sua irreprimível inquietude e capacidade
de questionamento, têm procurado encontrar
respostas para os problemas em
aberto, neste imparável movimento e incontestável
sucesso da Bioética. Por ser
uma área do conhecimento, que engloba
várias disciplinas e devido ao seu grande
desenvolvimento num curto espaço de
tempo, colocam -se, hoje, novos desafi os.
O ensino da Bioética confi gura -se como
nova experiência sem modelo didáctico
defi nitivo. E a forma tradicional de ensino
radicada na concepção disciplinar já
não é efi caz para a completa compreensão
da Bioética. A natureza transdisciplinar
da sua refl exão e a incidência da
sua prática, na singularidade do humano,
atribuem -lhe um estatuto epistemológico
ainda por defi nir claramente. Por isso,
a Bioética lida com saberes na encruzilhada
de várias disciplinas e daí alguns
autores sugerirem uma concepção interdisciplinar
ou transdisciplinar para o seu
ensino. Veremos, também, que a concepção
fi losófi ca, de inspiração personalista,
desenvolvida nos países europeus, por
comparação com os modelos de refl exão
anglo -americanos, fortalece a sua dimensão
transdisciplinar e reconhece, na antropologia,
o suporte fundamentador para
o seu ensino. Assim, considerando a proximidade
e a permeabilidade das culturas
e dos valores morais das sociedades portuguesa
e da Europa continental, a concepção
europeia da Bioética parece ser a
mais apropriada para o ensino entre nós.
Description
Keywords
Bioética educação ensino antropologia
Citation
Nascer e Crescer 2010; 19(2): 102-8