Browsing by Author "Lima, A."
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- Assimetria motora inicial e sintomas não motores na Doença de ParkinsonPublication . Gonçalves, A.; Mendes, A.; Vila-Chã, N.; Moreira, I.; Lima, A.; Cavaco, S.
- Rastreio auditivo neonatal universal: Primeiro ano de experiência no Hospital da Ordem do CarmoPublication . Borges, J.; Matos, C.; Ferreira, M.; Figueirinhas, R.; Lima, A.A surdez constitui a forma mais comum das doenças sensoriais, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. A privação da audição, pode provocar um atraso significativo na linguagem, interferindo no desenvolvimento global da criança. A implementação de programas de Rastreio Auditivo Neonatal Universal (RANU) tornam-se, deste modo, fundamentais para uma verdadeira intervenção precoce. Só um diagnóstico precoce da surdez infantil permite evitar e/ou minimizar alterações ao nível linguístico, cognitivo, social e emocional da criança bem como da respetiva família. O objetivo deste estudo foi caracterizar o ponto da situação de doze meses de implementação do Rastreio Auditivo Neonatal Universal no Hospital da Ordem do Carmo. A amostra do estudo é constituída por 367 recém-nascidos, que nasceram no Hospital da Ordem do Carmo no período compreendido entre Junho de 2006 e Junho de 2007. Foi realizado o rastreio da surdez, recorrendo às Otoemissões Acústicas por Produtos de Distorção, a todos os recém-nascidos atrás mencionados. Todos os dados recolhidos foram tratados estatisticamente, com a garantia da sua total confidencialidade. Após o tratamento estatístico, verificou-se que a percentagem de Recém-Nascidos que passaram o rastreio foi igual a 82,6 e a percentagem de Recém-Nascidos que “falharam” o rastreio foi de 17,4. O número de falsos positivos foi igual a 64. Todos eles passaram no reteste da segunda fase. Em síntese, a conclusão principal deste estudo é a de que o Rastreio Auditivo Neonatal Universal é de extrema importância, e deve ser implementado em todos os recém-nascidos, preferencialmente antes da alta hospitalar.
- Rheumatoid arthritis and crenotherapy - preliminary resultsPublication . Santos, I.; Lima, A.; Vita, P.; Cantista, P.; Vasconcelos, C.
- Sobre o Ensino da Bioética: Um Desafio TransdisciplinarPublication . Lima, A.Perante a nova realidade de modelação da vida pelas biotecnologias, cientistas, humanistas e pedagogos, na sua irreprimível inquietude e capacidade de questionamento, têm procurado encontrar respostas para os problemas em aberto, neste imparável movimento e incontestável sucesso da Bioética. Por ser uma área do conhecimento, que engloba várias disciplinas e devido ao seu grande desenvolvimento num curto espaço de tempo, colocam -se, hoje, novos desafi os. O ensino da Bioética confi gura -se como nova experiência sem modelo didáctico defi nitivo. E a forma tradicional de ensino radicada na concepção disciplinar já não é efi caz para a completa compreensão da Bioética. A natureza transdisciplinar da sua refl exão e a incidência da sua prática, na singularidade do humano, atribuem -lhe um estatuto epistemológico ainda por defi nir claramente. Por isso, a Bioética lida com saberes na encruzilhada de várias disciplinas e daí alguns autores sugerirem uma concepção interdisciplinar ou transdisciplinar para o seu ensino. Veremos, também, que a concepção fi losófi ca, de inspiração personalista, desenvolvida nos países europeus, por comparação com os modelos de refl exão anglo -americanos, fortalece a sua dimensão transdisciplinar e reconhece, na antropologia, o suporte fundamentador para o seu ensino. Assim, considerando a proximidade e a permeabilidade das culturas e dos valores morais das sociedades portuguesa e da Europa continental, a concepção europeia da Bioética parece ser a mais apropriada para o ensino entre nós.