UP - Unidade de Psicologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing UP - Unidade de Psicologia by Title
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- ATENDIMENTO EM CUIDADOS PALIATIVOS PEDIÁTRICOS: PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDEPublication . Rego, F.; Rodrigues, S.; Teixeira, V.; Caldas, J.ATENDIMENTO EM CUIDADOS PALIATIVOS PEDIÁTRICOS: PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Filipa da Conceição Rego1, Sara Filipa Rodrigues1, Vânia Sofia Teixeira1, José Carlos Caldas2 1Curso de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, ISCS-N; 2Departamento de Psicologia, ISCS-N / UnIPSa / CICS Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte; Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde; Centro de Investigação em Ciências da Saúde Introdução Os cuidados paliativos, segundo a OMS (2002) têm como objectivo proporcionar ao paciente é a sua família uma melhor qualidade de vida. De acordo com Twycross (2003) este tipo de cuidados estão pensados para os pacientes em processo de fim de vida. Reflectir sobre os cuidados paliativos pediátricos remete-nos para a possibilidade de que a morte não somente se relaciona com a velhice mas que esta poderá ocorrer em qualquer idade. Prestar cuidados paliativos pediátricos direcciona-se não só para as crianças em risco de vida, mas também para as famílias. O objectivo deste tipo de cuidados mantém-se mesmo quando se direccionam para crianças, pretendendo-se satisfazer necessidades de ordem física, emocional, psicológica e espiritual, promovendo o bem-estar e qualidade de vida (Himelstein, Hilden, Boldt & Weissman, 2004). Objectivos e Material e Métodos Com o objectivo de explorar e comparar as perspectivas de diferentes profissionais de saúde relativamente aos cuidados paliativos pediátricos reuniu-se uma amostra de Médicos, Enfermeiros, Directores Clínicos, Directores de Serviço e Psicólogos (n=66), das seguintes instituições: Hospital de S. João E.P.E.; Centro Hospitalar do Porto; Centro Hospitalar da Póvoa do Varzim/ Vila do Conde e Instituto Português de Oncologia do Porto, aos quais foi aplicada uma tradução adaptada do questionário ISAT – Institucional Self – Assessment Tool: Unit Form (Levetown, Dokken, Heller, et al. For The Initiative for Pediatric Palliative Care - IPPC). Discussão Os resultados obtidos revelaram comunalidades de perspectivas entre profissionais, mas também diferenças estatisticamente significativas (teste χ2, p<= 0,05), entre os três grupos por nós estudados: Médicos (M); Enfermeiros (E) e Directores de Serviço, Directores Clínicos e Psicólogos (D), quanto às frequências das respostas dadas a algumas das questões colocadas. Perante os resultados obtidos é possível perceber a perspectiva dos profissionais em geral e as diferenças de perspectiva entre grupos profissionais, tendo em conta as funções principais desempenhadas. Conclusões Concluímos, então que os cuidados paliativos pediátricos, apesar de ainda não serem uma realidade no nosso sistema nacional de saúde, representam uma temática que se revela presente entre os profissionais de saúde. Estes esboçam uma perspectiva que nos remete para a necessidade de promover à criança/família a melhor qualidade de vida possível, independentemente dos meios disponíveis, mas também mostram diferir em alguns aspectos da forma de levar à prática este desiderato. Apresentador: Filipa da Conceição Rego, Curso de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde do Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte.
- Depression and anxiety in living kidney donation: evaluation of donors and recipients.Publication . Lopes, A.; Frade, I.C.; Teixeira, L.; Oliveira, C.; Almeida, M.; Dias, L.; Henriques, A.C.Transplant Proc. 2011 Jan-Feb;43(1):131-6. Depression and anxiety in living kidney donation: evaluation of donors and recipients. Lopes A, Frade IC, Teixeira L, Oliveira C, Almeida M, Dias L, Henriques AC. SourceLyaison-Psychiatry and Health Psychology Unit, Oporto Hospital Centre, Oporto, Portugal. lopealice@gmail.com Abstract BACKGROUND: Psychosocial status of donors before and after living kidney donor transplantation has been an important concern. Investigations of psychosocial issues in related recipients are not frequent. AIM: The aims of this study were to evaluate and compare psychopathologic dimensions in donors and recipients before and after transplantation. METHODS: Thirty-five recipients and 45 donors completed a psychosocial evaluation before and after transplantation. We applied Pearson chi-square, McNemar, Fisher, Wilcoxon, and Mann-Whitney tests as well as linear and logistic regression statistical methods. RESULTS: Before transplantation 100% of the recipients presented total anxiety, compared with 64.4% of donors, with higher anxiety levels in all dimensions (P < .001). Also, 38.7% of recipients and 16.3% of donors had moderate/serious depression (P = .029). Men showed higher levels of cognitive anxiety before transplantation (odds ratio [OR] = 4.3; P = .008). After versus before transplantation central nervous system and cognitive anxiety had diminished in recipients (P = .031; P = .035, respectively); there were higher levels of cognitive anxiety than among the donors (P = .007). Depression showed no significant changes in recipients or donors; the differences were no longer significant. There were less severely depressed recipients but an increase among severely depressed donors. Male recipients and donors showed greater cognitive anxiety (P = .02; P = .04, respectively) at both times. Female recipients presented with more severe depression (P = .036). CONCLUSIONS: Anxiety is an important symptom. Surgery had a positive impact to lower anxiety in recipients. Most protagonists displayed little or no depression; it was more prevalent among recipients. Donors and recipients maintained some psychopathologic symptoms after surgery. We defined vulnerable groups among these cohorts. Copyright © 2011 Elsevier Inc. All rights reserved.
- Perceptions in Living Kidney Donation: What ProtagonistsThink and FeelPublication . Frade, I.C.; Lopes, A.; Teixeira, L.; Rodrigues, J.; Almeida, M.; Dias, L.; Henriques, A.C.Abstract Background Although donor perceptions of donation have been evaluated in several programs, evaluation of associated recipients has not been as frequent. Purpose Our aim was to evaluate and compare after transplantation, donor and recipient perceptions of donation. Methods After transplantation 35 recipients and 45 donors completed a sociodemographic and a donation perception questionnaire. We applied the Fisher test to descriptive (absolute and relative frequency) data. Results 57.8% of donors were female and 62.9% of recipients male. 53.3% of donors were siblings, 44.5% parents, and 2.2% a daughter. Most recipients (71.9%) thought that the donation was the donors' initiative and 21.9% that it was suggested by medical team. 96.4% responded that it was the donor's wish that determined their decision; 51.4% had serious or some doubts about accepting the option, but for 48.6% it was an easy decision. Among the donors, 88.9% decided by themselves and 8.9% were asked for donation. For 91.1%, their wish was the main reason of the decision, but 8.9% felt a moral obligation; 77.8% thought it was an easy decision, and 17.8% hesitated a little 84.4% were not worried about their future health. Conclusions Altruistic motivations were predominant in both groups. Most recipients thought that the motivation for donation was self-determined, a finding that agreed with donor perceptions. Perceptions about the quality of and changes in emotional relationship were the same in both groups. Donors and recipients referred to the donation process as positive, but there were some negative emotions and perceptions.
- SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CARACTERIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE PERCURSO DE ACESSOPublication . Pinto, R.; Lima, V.SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CARACTERIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE PERCURSO DE ACESSO Raquel Queirós Pinto1, Vânia Sousa Lima2. 1Curso de Mestrado Integrado em Psicologia , FEP/UCP. 1, 2 Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa (FEP/UCP), Porto. Introdução A saúde mental infanto-juvenil é uma temática cuja preocupação está cada vez mais presente na actualidade, constituindo-se o acesso aos serviços prestadores de cuidados um tópico de importância globalmente reconhecido. O sistema familiar parece assumir uma importância primária no acesso das crianças e adolescentes aos cuidados adequados de saúde mental. Objectivos Explorar as representações que os encarregados de educação possuem acerca do percurso de acesso aos serviços especializados de saúde mental. Material e Métodos O estudo citado envolveu 14 pais de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental. A recolha de dados junto dos participantes realizou-se através de entrevista semi-estruturada e o tratamento de dados através da Grounded Theory, dado serem métodos privilegiados no acesso à perspectiva dos participantes relativamente ao objecto de estudo. Resultados e Conclusões Os resultados evidenciam que o acesso aos serviços especializados de saúde mental constitui-se, sob a perspectiva dos encarregados de educação, como um processo sistémico, susceptível de ser influenciado por factores de ordem vária, designadamente factores internos ao sistema familiar, como a falta de informação na área da saúde mental ou a falta de recursos económicos, e factores externos, vindos do sistema escolar e médico. Apresentador: Raquel Filipa Queirós Pinto, Aluna do Curso de Mestrado Integrado em Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, FEP/UCP.
- A VIVÊNCIA DA ADOLESCÊNCIA COM ESCOLIOSE: QUALIDADE DE VIDA FÍSICA E PSICOSSOCIALPublication . Lopes, A; Lemos, M